Ferramenta facilitará o planejamento da rotina escolar no decorrer do ano

Com o objetivo de auxiliar as escolas a entenderem melhor seus processos e ter mais clareza nas ações que precisam ser desenvolvidas com foco na garantia da aprendizagem do estudante, a Secretaria de Estado e Educação (SEE) instituiu diretrizes administrativas e pedagógicas complementares às estabelecidas no calendário escolar.

Entre as diretrizes está a definição de períodos e datas para o lançamento de notas e frequência dos estudantes, realização de conselho de classe e reuniões de responsáveis, aplicação das avaliações externas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e ações de intervenção pedagógica. Para isso foi elaborado um calendário anual, que já está disponível para toda Rede e pode ser acessado AQUI.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Geniana Guimarães Faria, explica que as diretrizes têm como intuito contribuir para o planejamento das escolas e estabelecer, de forma sistêmica procedimentos comuns para que tanto a Secretaria de Educação quanto as Superintendências Regionais de Ensino possam acompanhar e contribuir de forma mais efetiva com as escolas. A portaria 248/2019, que estabelece as novas diretrizes, foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais do dia 14/02.

Geniana ressalta que a portaria traz datas que irão auxiliar a aproximação da família com a escola. “Ter um dia definido para reunião de responsáveis é uma oportunidade para que a escola fomente o diálogo com a família e possa fortalecer este vínculo.”

De acordo com a portaria, as Superintendências Regionais de Ensino (SRE) poderão acompanhar as reuniões de Conselho de Classe. “Se temos, de forma harmonizada, os dias de conselho de classe definidos, a escola pode solicitar apoio e participação da SRE na discussão de alguma situação específica”, conclui Geniana.