Segundo dados do Censo Escolar 2016, estão matriculados no Ensino Fundamental da rede estadual de Minas Gerais 1.148.060 estudantes. Das 3.643 escolas da rede, 3.259 ofertam a este nível de ensino.

A Superintendência de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental elabora, coordena e orienta as ações promovidas pela Diretoria de Ensino Fundamental e pela Diretoria de Apoio à Educação Infantil, contemplando a implementação das diretrizes político-pedagógicas, a adequação e enriquecimento dos currículos, a elaboração de material didático-pedagógico, a aplicação de metodologias adequadas às necessidades das etapas de ensino que lhe competem, o desenvolvimento de ações que promovam a ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, incentivando o desenvolvimento literário, científico e cultural dos estudantes. A atuação da Superintendência e das suas Diretorias se estrutura ainda em torno do apoio aos municípios, seja no planejamento e desenvolvimento da educação infantil, seja na articulação com vistas ao desenvolvimento do ensino fundamental.

De maneira a organizar a atuação da Diretoria de Ensino Fundamental, a mesma se subdivide em quatro coordenações, quais sejam: a Coordenação de Currículo e Formação – Anos Iniciais; a Coordenação de Currículo e Formação – Anos Finais; a Coordenação das Bibliotecas Escolares Mineiras e a Coordenação de Desenvolvimento do Esporte Educacional. Dentre as ações executadas pelas Coordenações podemos destacar o Acompanhamento Pedagógico Diferenciado; as sequências didáticas de língua portuguesa e matemática; o projeto Elevação de Escolaridade – Metodologia Telessala, o apoio à participação de estudantes e professores em feiras literárias, os cadernos Estratégias de Incentivo à Leitura; os Jogos Escolares de Minas Gerais.

Finalmente, a Diretoria de Apoio à Educação Infantil atua no sentido de possibilitar a regularização do funcionamento das instituições de Educação Infantil, traduzido em um espaço físico acessível e apropriado, material didático adequado, acervo literário, brinquedos pedagógicos, professores habilitados, projeto político pedagógico construído coletivamente, práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento.

 

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