No dia 21 de setembro, será realizado o Dia do Currículo

As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais iniciaram, em agosto, a revisão de seus Itinerários Avaliativos. O programa promove a análise de dados e debates para a construção coletiva do diagnóstico dos fatores que influenciam na aprendizagem e a definição de um plano de ação nas escolas estaduais, tudo isso em uma plataforma digital.

O objetivo dos Itinerários Avaliativos é melhorar e consolidar o processo de aprendizagem dos estudantes da rede. Ao longo da execução do programa, as unidades de ensino elaboram seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs).

A proposta é que a Comissão Representativa de cada instituição de ensino se reúna e discuta todo o trabalho de diagnóstico que está sendo realizado desde o início do ano. As reuniões contarão com a participação de estudantes, professores, funcionários e equipe pedagógica.

Ao todo, são 13 itinerários que vão desde a preparação e orientação para o uso da plataforma até análises de desempenho, dos sujeitos e dos territórios, diversidade e inclusão, participação e formação docente, culminando na definição e avaliação dos Planos de Ação e das estratégias para o seu monitoramento. Ao final de cada Itinerário da etapa de Diagnóstico, as escolas tiveram a oportunidade de levantar até dez pontos que necessitam de melhoria.

Nos encontros da Comissão Representativa, além de fazer a revisão do conteúdo registrado na plataforma, as escolas deverão também aprofundar a delimitação dos pontos de melhoria que serão priorizados junto à comunidade escolar no dia 21 de setembro, durante o “Dia do Currículo”.

Dia do Currículo
A iniciativa foi proposta pelo Ministério da Educação (MEC), para todas as redes educacionais do país, como continuidade dos trabalhos de implementação dos novos currículos da educação infantil e ensino fundamental, elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na rede estadual de Minas Gerais, o Dia do Currículo será realizado em 21 de setembro, sábado letivo, no turno definido pela escola. A data é um momento importante para que toda a comunidade escolar participe das discussões sobre Currículo e Projeto Político Pedagógico das escolas.

O objetivo é que toda comunidade escolar conheça e se envolva ativamente com o Novo Ensino Médio e com o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola - que na rede estadual está sendo realizado por meio dos Itinerários Avaliativos.

No Dia do Currículo, a rede estadual de educação de Minas Gerais se envolverá em discussões que tratam tanto do processo de elaboração do Currículo do Ensino Médio quanto da reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) encaminhará para as escolas um documento com orientações para a realização do Dia do Currículo.