Alunos do 7º e 9º anos do ensino fundamental, de famílias que tenham renda per capita de até dois salários mínimos, podem se inscrever para participar dos projetos ofertados pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart). As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de junho, exclusivamente pelo site www.ismart.org.br/processo-seletivo.

O Ismart é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos entre 12 e 15 anos de idade, pertencentes a famílias com renda per capita de até dois salários mínimos, e concede bolsas presenciais e online, acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. São ofertadas vagas em três iniciativas: projeto Alicerce, projeto bolsa talento e projeto Ismart Online.

O projeto Alicerce é um curso preparatório para o ensino médio destinado aos alunos do 7º ano do ensino fundamental e tem duração de dois anos. Ele é realizado no contraturno da escola regular na qual o aluno está matriculado. Os estudantes participam de aulas ministradas por professores de escolas parceiras e o objetivo é que ele tenha condições de cursar um ensino médio de excelência.

Já o projeto Bolsa Talento é voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental que queiram conquistar uma bolsa de estudos para cursar o ensino médio em uma das escolas parceiras do Ismart. Em Belo Horizonte, as escolas parceiras são o Colégio Bernoulli e o Colégio Santo Antônio.

O Ismart Online é um projeto com o objetivo de formar alunos protagonistas, que saibam se expressar, que melhorem seu desempenho acadêmico e que queiram se preparar para os desafios do ensino médio. Os alunos aprovados para o projeto têm acesso a uma plataforma de estudos exclusivamente online, realizam missões em equipe e participam de eventos formativos.

Processo Seletivo

Na primeira etapa de seleção é preenchido cadastro com dados pessoais do candidato e respondidas questões de múltipla escolha de português/matemática. Após, é realizada prova presencial com os candidatos que forem classificados na etapa anterior. Além da prova há a avaliação do potencial de aprendizagem.

As próximas fases consistem em entrevista individual, visita domiciliar e dinâmica de grupo em que são avaliados aspectos comportamentais como autonomia, motivação, persistência e sociabilização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site do Ismart (www.ismart.org.br) e nas redes sociais do Instituto - Facebook e Instagram.

Confira aqui o regulamento completo.