Apresentações dos estudantes acontecem uma vez por semana
e comunidade escolar é convidada a participar

Toda sexta-feira, às 16h, os alunos da Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canedo, Belo Horizonte, deixam as salas de aula e vão para a quadra da escola. No espaço, eles são recebidos por pais que já aguardam ansiosos o início do grande evento de todas as semanas: as apresentações do gênero literário estudado por seu filho.

“Cada sexta-feira é uma turma que apresenta. No início no ano definimos o gênero textual que cada turma irá apresentar e eles montam apresentações de teatros, músicas, dança e poema. Os próprios alunos confeccionam os convites para a família e a participação é grande”, conta a supervisora da escola, Karina Cristiane Lopes Cardoso. Todos os alunos da escola participam da iniciativa.

Apresentações acontecem na quadra da escola. Foto: Arquivo da Escola

O projeto é desenvolvido desde 2016 na escola e é possível perceber os bons resultados, destaca Karina. “O desempenho escolar dos estudantes melhorou muito e a leitura também. Além disso, eles ficam empolgados. Os alunos do 1º ano do ensino fundamental, por exemplo, só vão se apresentar no mês que vem, mas já estão decorando as parlendas.”

E um dos dias mais aguardados da semana impõe aos estudantes um desafio. “Os alunos interagem, discutem sobre o que vai ser apresentado e ensaiam bastante. É muito bonitinho, porque eles têm o desafio de manter segredo para as outras turmas sobre como será a apresentação”, revela Karina.

Turma de Maria Eduarda apresentou o gênero Biografia. Foto: Arquivo da Escola

A aluna do 5º ano do ensino fundamental, Maria Eduarda Diniz Ladislau, apresentou o gênero biografia e conta como foi. “Eu fiquei nervosa, porque não sabia se meus colegas iriam gostar. Mas deu tudo certo. Eu apresentei a biografia de Milton Nascimento, cantamos e dançamos suas músicas e falamos um pouco sobre a história dele”.

Familiares podem acompanhar as apresentações. Foto: Arquivo da Escola

A Adriana da Silva Pereira é mãe da aluna do 3ª ano do ensino fundamental, Geovana Carolina Pereira dos Santos. A estudante apresentou o gênero textual estudado pela sua turma: receitas. A presença da mãe na apresentação já estava garantida desde o dia que o convite foi entregue. “O convite está pregado na minha geladeira e não tinha como eu esquecer. Acho muito importante a comunidade estar sempre presente na escola. Sempre que tenho oportunidade estou lá. Assisti às apresentações de quase todas as turmas”, conta.