Maria Fernanda Moreira da Silva e Vytor dos Santos Assis faturaram medalha de ouro

Os alunos-atletas Maria Fernanda Moreira da Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, em Betim, e Vytor dos Santos Assis, da Escola Estadual Antônio Miguel Cerqueira Neto, em Ribeirão das Neves, conquistaram medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Combate Games. Eles se destacaram no taekwondo.

O evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), foi realizado em Brasília, no mês de abril. A competição reuniu atletas de escolas públicas e particulares de todo o país, que disputaram as modalidades judô, karatê, luta olímpica e taekwondo.

Ao conquistar a medalha de ouro, os estudantes também garantiram vaga no Mundial Escolar de Combate Games, que será realizado pela International School Sport Federation (ISF) em junho, em Budapeste, na Hungria.

Maria Fernanda e Vytor representarão o Estado no mundial. Foto: Arquivo Pessoal

Campeões do taekwondo

Maria Fernanda Moreira da Silva, de 15 anos, foi a campeã no taekwondo, categoria feminino, até 49 kg. Ela pratica a modalidade desde os seis anos de idade e, no ano passado, foi vice-campeã da Copa do Brasil. A estudante revelou como foi ganhar o ouro para Minas Gerais.

“Foi uma experiência única e fiquei muito emocionada com a vitória. Controlei bem a ansiedade e meu psicológico nos últimos dias e treinei bastante. Foquei muito e, graças a Deus, consegui vencer as três lutas e ser campeã. Foi uma vitória de dedicação e superação”, ressaltou.

Agora campeã, a mineira vai disputar o Mundial Escolar de Combate Games. “Vou treinar muito, o dobro do que eu treinava. Vou representar e honrar minha escola Nossa Senhora do Carmo, Minas Gerais e o Brasil com o meu melhor. É uma oportunidade única e demorei muito para conquistar isso”.

Outro campeão é Vytor dos Santos Assis, de 16 anos. Ele treina taekwondo desde os 10 anos e no Combate Games levou o ouro da categoria masculina, até 63 kg. No currículo, Vytor tem, entre outras coisas, o 3º lugar da Copa do Brasil 2018, o 3º lugar no Open Sudeste e 4º no ranking nacional 2018. Com o ouro no Combate Games, o jovem atleta também vai disputar o Mundial na Hungria.

“Eu nunca imaginei que ia representar o Brasil. Ter essa oportunidade de ir ao mundial é gratificante e uma felicidade muito grande. Entrei na luta só para fazer um esporte e fui evoluindo. Ganhei o Combate Games e estou indo pra Hungria. A expectativa é ganhar o mundial”, revelou.

Vytor destacou também o apoio dos pais e do seu técnico. “Meus pais ficaram muito felizes, sempre me acompanharam nas competições. Meu técnico é muito experiente, desde novo me acompanha e tenho bastante confiança nele.”

Na classificação final do taekwondo masculino (Kiorugui), Minas Gerais ficou com o 3º lugar. Conquistaram medalhas os alunos-atletas:
- Gabriela Matias da Costa – Escola Estadual Helena Guerra – Contagem (bronze)
- Lucas Wallace de Oliveira – Escola Estadual Doutor Garcia de Lima – São João del-Rei (bronze)
- Marcos Toledo de Souza – Escola Estadual Princesa Isabel – Caratinga (prata)
- Paula Almeida de Oliveira, do Colégio Tiradentes da PMMG – São João del-Rei (bronze)

Fonte: FEEMG