Pedro Lasmar, de 15 anos, é o atleta que vai representar a Escola Estadual Professora Aracy Miranda, de Varginha, na modalidade Judô do Combate Games 2019, em Palmas (TO). Foto: Arquivo Pessoal

No próximo dia 18 de abril, 22 estudantes de escolas estaduais de vários municípios mineiros participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Combate Games, em Palmas (TO), que envolve competições nas modalidades de judô, karatê, taekwondo e luta romana. A disputa vale vagas no Mundial, que acontecerá em Budapeste, na Hungria, no segundo semestre deste ano.

Entre um dos atletas que vai competir nos tatames para ser o campeão nacional de judô e ir à Europa lutar, literalmente, pelo título mundial, é Pedro Lasmar, de 15 anos, representante da Escola Estadual Professora Aracy Miranda, de Varginha, onde cursa o 9º Ano do Ensino Fundamental.

O estudante, que pratica judô desde 8 anos, viajou para Palmas no dia 15 de abril, acompanhado de seu treinador, Lucas Correa Reis, e está com grandes expectativas para o campeonato. “É uma competição de alto nível, que reúne atletas do Brasil todo. Desde que entrei para o judô treino firme e já consegui alcançar algumas medalhas e títulos. Para essa disputa, que é bem concorrida, espero me desenvolver bem na hora da luta e vou dar o meu melhor. Não só nessa, mas em todas outras que vierem eu me esforçarei ao máximo para levar um título para casa", disse o atleta.

O diretor da Escola Estadual Professora Aracy Miranda, Claudinei Sérgio, explica que o esporte é muito incentivado em todas as etapas de ensino e, por isso, há muitos alunos que representam a instituição em competições importantes. “A nossa escola tem uma tradição muito forte no esporte e, além do Pedro, que é judoca, temos atletas de várias outras modalidades, como handebol, pingue-pongue, atletismo, entre outras. Recentemente, uma aluna recebeu o título de campeã internacional de Jiu-Jitsu e trouxe a medalha de Las Vegas para a escola”, afirmou o diretor, que vê como fundamental o incentivo aos atletas e o apoio da escola na participação destas competições escolares.

As outras 19 escolas estaduais que serão representadas pelos estudantes atletas estão localizadas nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Intanhandu, Ouro Preto, Poços de Caldas, Ribeirão das Neves e São João Del Rei.

O Campeonato Brasileiro Combate Games, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), vai até o dia 21 de abril e os atletas mineiros viajam com despesas de transporte, alimentação e hospedagem custeadas pela Federação de Esporte Escolar de Minas Gerais (FEEMG).