Provas da primeira fase da Obmep serão aplicadas no dia 21 de maio

Os estudantes mineiros já deram o primeiro passo para participar da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com o fim do período de inscrição, a organização da Olimpíada divulgou o número de participantes. Dos 18 milhões de estudantes inscritos de todo o país, 1,8 milhão são mineiros.

Do total de participantes de Minas, o número de alunos da rede estadual é destaque. São 1.440.803 de escolas estaduais, 31.934 de escolas municipais, 26.822 de escolas federais e 52.885 da rede privada. Esses estudantes representam 5.168 escolas públicas e privadas.

As provas da 15ª edição da Obmep serão aplicadas em 21 de maio (1ª fase) e 28 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Sobre a olimpíada
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Criada em 2005 pelo IMPA, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Enviar para impressão