Interessados em participar da edição de abril do Ceale Debate já podem se inscrever gratuitamente por meio de formulário on-line. Na ocasião, a professora Adriana Borges, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, discutirá o tema “O aluno com autismo na escola”. O evento acontece no dia 23 de abril, das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da FaE UFMG – campus Pampulha.

Na palestra, Adriana Borges discutirá os desafios de trabalho com alunos autistas na escola comum. O termo "espectro" aponta para a complexidade desses sujeitos, crianças com características muito diferentes umas das outras. Além dos desafios, também serão abordadas as possibilidades de atuação do professor, já que o processo de ensino-aprendizagem destes alunos requer o conhecimento de suas peculiaridades. Temas como a linguagem, o comportamento, as dificuldades sensoriais e aspectos relacionados aos modos de aprender estarão presentes na discussão.

Segundo a professora, o diagnóstico de autismo tem sido realizado cada vez mais cedo e o número de casos tem aumentado em todos os países. “Em pouco tempo, todos os professores terão tido em sua sala de aula, pelo menos um aluno com autismo. A palestra irá destacar a importância dos professores conhecerem mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ocorrerá exatamente no mês de conscientização do autismo”, enfatiza a professora.

Palestrante
Adriana Araújo Pereira Borges é professora de Políticas Púbicas de Educação Inclusiva e professora da pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social na Faculdade de Educação (FaE/UFMG) da UFMG. Possui graduação em Psicologia (UFJF), especialização em Filosofia (UFOP), Mestrado em Psicologia (PUC-MG) e Doutorado em Educação (UFMG). É líder do Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão (LaPPEEI/FaE/UFMG) e membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos (MG) e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro.

Ceale Debate
Promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE UFMG, o Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. O Ceale Debate acontece mensalmente, sempre na FaE UFMG, com conferências gratuitas e abertas a todos os público.

Outras informações pelo (31) 3409-5334 ou cealedebate@gmail.com.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ceale/FaE/UFMG