Encontro tem o objetivo de aproximar a rede estadual da comunidade para a partilha de informações e ouvir sugestões para a melhoria do sistema de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE), pensando no papel da família na melhoria da qualidade da educação pública em Minas Gerais, convidou um grupo de pais que têm filhos estudando em escolas da rede estadual de ensino, para compartilhar experiências e auxiliarem na construção de políticas públicas efetivas. A primeira reunião do grupo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, aconteceu na sexta-feira (15/03), na Cidade Administrativa.

Os pais tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre a realidade das escolas onde seus filhos estudam e tirar dúvidas sobre iniciativas da SEE, como a Educação Integral, transporte escolar e infraestrutura das escolas. Além de responder aos questionamentos, Julia Sant’Anna apresentou o Calendário Escolar e falou sobre a importância de encontros como esse.

Reunião foi realizada na última sexta-feira (15/03). Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

“Esse primeiro momento foi para nos conhecermos. É importante que a secretaria os escute, porque trabalhamos para vocês. São pais presentes na vida escolar de seus filhos e conhecem as necessidades e o dia a dia das escolas. Quero compartilhar com vocês as minhas dificuldades e precisaremos fazer escolhas”, destacou.

A ideia é que a partir de agora sejam realizados encontros bimestrais. “Vocês são representantes dos nossos alunos e serão porta-vozes nas suas regiões. É muito importante que a gente consiga fazer circular as boas informações e as boas decisões”, disse a secretária aos pais presentes.

Nesse primeiro encontro participaram pais de alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, em Belo Horizonte; Escola Estadual Maria Ilidia Rezende Andrade, em Juiz de Fora; Escola Estadual Elídio da Costa Pereira, em Divinópolis; Escola Estadual Manoela Faria Soares, em Unaí; Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros; Escola Estadual João Pinheiro, em Ituiutaba; e Escola Estadual Judith Vianna, em Alfenas.

Papel da família
A aproximação da família com a escola apoia o aluno e transforma a educação. “Precisamos investir mais no diálogo, mostrar as dificuldades que enfrentamos e também ouvir o que os pais têm a dizer. Essa parceria entre pais e escola é fundamental para a formação de qualidade dos nossos alunos. O diálogo é uma marca da nossa gestão”, afirma Julia Sant’Anna.

Inaiara dos Santos da Silva Rodrigues é mãe do Ian Richelme dos Santos, aluno do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Maria Ilidia Rezende Andrade, em Juiz de Fora. Ela conta que já participava da vida escolar do seu filho e que agora que compõe o grupo de pais terá uma escuta mais sensível para as necessidades da região onde mora.

Encontro contou com pais de alunos de sete escolas estaduais de diferentes regiões do Estado. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

“Meu filho estuda na mesma escola que eu estudei. Conheço muita coisa da escola e estou sempre presente. Sei que o meu papel aqui é muito importante e quero contribuir. Para isso vou começar a observar não só as coisas que acontecem na escola do meu filho, mas também a realidade do entorno”.

Pauline Rey Quesada de Souza Ferreira é mãe de três filhos: Heloisa e Pedro Augusto, que estudam em uma escola municipal, e Laura, que é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Judith Vianna, em Alfenas.

Moradora da Zona Rural, Pauline, revela como poderá contribuir. “Foi uma reunião muito boa, que abordou tudo que os pais têm vontade de perguntar. Eu acho que vamos poder melhorar muita coisa. Eu poderei apresentar as dificuldades da minha região e quando criticarem poderei informar sobre o que está acontecendo”.